quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Chimpanzés armados e caçadores fazem repensar evolução humana!

Dois antropólogos acabam de publicar uma nova e extraordinária observação: a de chimpanzés que vivem na savana, no Senegal, e que fabricam pequenas lanças para caçar outros primatas. Nada visto até hoje, garantem Jill Pruetz e Paco Bertolani, para quem estes comportamentos devem fazer repensar a própria evolução humana nesta matéria.
Arrancam ramos das árvores, limpam-nos de ramos mais pequenos e das folhas, trincam-lhes as pontas para os aguçarem e depois vão à caça de pequenos primatas aparentados aos lémures, desalojando-os das suas tocas em árvores a golpes de lança. Os chimpanzés observados pelos dois investigadores das universidades de Iowa (EUA) e de Cambridge (Reino Unido) a comportar-se desta maneira, em Fongoli, na savana senegalesa, são na maioria jovens e fêmeas. Nunca machos adultos, o que leva os dois investigadores a supor, no seu artigo publicado na Current Biology, que estes jovens caçadores estarão a explorar um nicho de alimento deixado livre pelos animais adultos. Outra ideia é que as fêmeas têm um papel importante nos comportamentos que envolvem utilização de utensílios.
Quando a primatologista Jane Goodall observou pela primeira vez, em 1960, chimpanzés a usarem raminhos de árvores para apanharem formigas para o seu almoço, a visão da espécie humana como a única capaz de usar utensílios - até aí era ponto assente - caiu por terra e revolucionou o estudo dos primatas.
Pelos vistos, foi só o início. Há semanas soube-se que afinal também houve uma Idade da Pedra dos símios e agora surge a observação desta nova habilidade, que aproxima ainda mais os chimpanzés das espécie humana. "A nossa descoberta vai ao encontro da hipótese de que os hominídeos fêmeas tiveram um papel no desenvolvimento de utensílios desde o início", escrevem os autores, que defendem que elas também seriam caçadoras.
Estudar agora exaustivamente a população de chimpanzés de Fongoli, "antes que desapareça" poderá "fornecer pistas importantes sobre os nossos próprios antepassados", concluem os investigadores.
(Notícia tirada do site: http://dn.sapo.pt/2007/02/24/sociedade/chimpanzes_armados_e_cacadores_fazem.html - escrito por Filomena Naves. )

Nenhum comentário: